OPJ Portugal 2019 apresentado

OPJ Portugal 2019 apresentado

Candidaturas até segunda-feira, dia 29

429
0
COMPARTILHE

O Espaço AJE foi palco, no dia 15, de um Encontro de Participação para esclarecimentos e informações acerca do Orçamento Participativo Jovem Portugal 2019. Estiveram a moderar os trabalhos técnicos do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
A apresentação das propostas pode ser efetuada até à próxima segunda-feira, dia 29 de abril, em opjovem.gov.pt ou nos serviços do Instituto Português do Desporto e Juventude.
Durante a sessão de apresentação foram elencadas as áreas temáticas das propostas que passam pela educação formal e não formal, emprego, habitação, saúde, ambiente e desenvolvimento sustentável, governança e participação e igualdade e inclusão social.
De acordo com o IPDJ “este é um processo de participação democrática em que os cidadãos jovens, com idade compreendida entre os 14 e os 30 anos, inclusive, apresentam e votam projetos de investimento público”. Devem ainda residir legalmente em Portugal.
Esta é a 3.ª edição do OPJ Portugal, tendo já sido apresentadas, em anos anteriores, mais de 800 propostas, validadas por mais de 13 mil cidadãos jovens.
O montante máximo aprovado contempla 500 mil euros. Há, no entanto, vários pressupostos que devem ser cumpridos, nomeadamente não implicar a construção de infraestruturas, não ser um pedido de apoio ou uma prestação de serviços, beneficiar mais do que um município, ser tecnicamente exequível, entre outros.
Depois de passada a primeira fase, relativa à entrega das propostas, passa-se à segunda etapa, com a análise técnica das propostas, entre os dias 30 abril e 26 de maio.
A etapa seguinte, de 27 de maio a 21 de junho, é a consulta pública, a que se segue a votação dos projetos, entre os dias 22 de junho e 4 de agosto. Por último, a apresentação dos projetos vencedores, que acontece no dia 12 de agosto, data de celebração do Dia Internacional da Juventude.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA