Paredes assinala Dia Internacional da Família com a apresentação do “cartão família”

Paredes assinala Dia Internacional da Família com a apresentação do “cartão família”

Documento permite a famílias carenciadas aceder a um conjunto de bens e serviços em condições vantajosas.

128
0
COMPARTILHE

No âmbito do Dia Internacional da Família, a Câmara de Paredes apresentou, esta quarta-feira, no salão nobre dos Paços do Concelho, o cartão família, documento que permite a famílias carenciadas aceder a um conjunto de bens e serviços em condições vantajosas.

Mediante requerimento e análise da situação socioeconómica de acordo com o Regulamento Municipal para a Atribuição de Apoios Sociais, por parte do pelouro de Ação Social da autarquia, os agregados têm acesso a bens e serviços a preços mais reduzidos, nomeadamente, acesso a vestuário, calçado, produtos alimentares, entre outros.

O documento é gratuito e vem dar resposta social às necessidades evidenciadas e sentidas pelos agregados familiares acompanhados pelo Pelouro de Ação Social da autarquia.

Com o “Cartão Família” prevê-se, ainda, alargar a participação gratuita das famílias às atividades de cariz cultural organizadas pelo Município de Paredes.

O presidente da Câmara de Paredes, Alexandra Almeida, na sua intervenção e numa alusão a esta medida, realçou a importância da família na estrutura e na vida de cada cidadão, tendo um papel na educação e socialização da casa individuo: “Todos os dias são dias para viver a família, estreitar laços, estreitar união, amor, respeito e compreensão pilares imprescindíveis para o bom relacionamento de uma família. Como é do conhecimento o tradicional paradigma da família mudou e esses modelos são uma realidade que tem de ser respeitada num Estado de direito e igualdade. Acredito nos valores da família independentemente do seu modelo, valores fundamentais para compreendermos a nossa identidade e a razão da vida” sustentou assumindo ter a obrigação, como autarca, de promover o incentivo à natalidade e de apoiar as famílias.


A este propósito, o chefe do executivo ressalvou que o seu executivo tem implementado um conjunto de incentivos à família, a tarifa social de água e saneamento, o aumento do número de creches que a câmara municipal está a ultimar no sentido de continuar a apostar na educação.


A vereadora da Ação Social, Beatriz Meireles, destacou que o cartão família é um projeto integrador, realçando que compete ao executivo promover a defesa dos agregados familiares mais vulneráveis e que a mudança aparece com a ação: “Era urgente começar a defender a igualdade de direitos e de oportunidades das famílias de Paredes que não dispõem das condições económicas adequadas”, confessou, realçando a colaboração dos parceiros neste projeto, sendo propósito do executivo alargar o projeto a outros agentes e atores num projeto que se quer mais descentralizado e abrangente.

O projeto conta, desde já, com a colaboração de vários parceiros locais, que se comprometem a conceder os produtos e serviços a preços mais vantajosos, reforçando o dinamismo do comércio local e fomentando o sentido de responsabilidade social.
As entidades protocoladas serão identificadas através de um dístico com a imagem alusiva ao projeto.

 

 

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA