“Passe CIM Tâmega e Sousa” entrou em vigor no dia 1 de...

“Passe CIM Tâmega e Sousa” entrou em vigor no dia 1 de maio

Os residentes no Tâmega e Sousa e aqueles que, embora não residam, trabalham na região vão pagar menos pelo respetivo passe.

534
0
COMPARTILHE
Fotografia: CIM Tâmega e Sousa

O Passe CIM Tâmega e Sousa está em vigor desde o dia 1 de maio.

Segundo a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM Tâmega e Sousa) este é um sistema tarifário simplificado que se traduz numa redução do custo do passe para os utentes dos transportes públicos rodoviários de passageiros na Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

Deste modo, os residentes no Tâmega e Sousa e aqueles que, embora não residam, trabalham na região vão pagar menos pelo respetivo passe.

O “Passe CIM Tâmega e Sousa” é um título de transporte criado pela Autoridade de Transportes do Tâmega e Sousa para ser utilizado em viagens com origem ou destino nos 11 concelhos desta sub-região: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende.

Trata-se de título de transporte monomodal, válido num determinado percurso, durante o seu prazo de validade.

O “Passe CIM Tâmega e Sousa” divide-se em três tipologias: passe urbano, passe municipal e passe intermunicipal/inter-regional.

O “Passe CIM Tâmega e Sousa” divide-se em três tipologias: Passe urbano: destina-se a viagens dentro do mesmo concelho, na rede de transporte urbano. No Tâmega e Sousa, apenas os concelhos de Amarante (Via – Viagens de Amarante) e do Marco de Canaveses (Urbmarco – Rede de Transporte Urbano do Marco de Canaveses) dispõem de linhas urbanas. No entanto, a gestão das linhas urbanas de Amarante é da responsabilidade da Câmara Municipal de Amarante, à qual cabe a definição do respetivo tarifário.

Nos concelhos que não dispõem de linhas urbanas aplica-se o passe municipal.

O Passe municipal destina-se a viagens dentro do mesmo concelho.

Passe intermunicipal/inter-regional destina-se a viagens com origem e destino em concelhos diferentes.

Os estudantes do ensino não superior, dos 4 aos 18 anos (inclusive), não abrangidos pelo transporte escolar, continuam a beneficiar do Passe 4_18.

Os estudantes do ensino superior, até aos 23 anos (inclusive), ou até aos 24 anos (inclusive) para os estudantes do ensino superior inscritos nos cursos de medicina e arquitetura, continuam a beneficiar do Passe sub23.

O “Passe CIM Tâmega e Sousa” destina-se a residentes no Tâmega e Sousa e a pessoas que, embora não residam no Tâmega e Sousa, tenham o seu domicílio profissional nesta sub-região.

Os estudantes do ensino não superior, dos 4 aos 18 anos (inclusive), não abrangidos pelo transporte escolar, continuam a beneficiar do Passe 4_18.

Os estudantes do ensino superior, até aos 23 anos (inclusive), ou até aos 24 anos (inclusive) para os estudantes do ensino superior inscritos nos cursos de medicina e arquitetura, continuam a beneficiar do Passe sub23.

O “Passe CIM Tâmega e Sousa” abrange os 11 concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende.

O Passe urbano: este passe terá um custo máximo de 20 euiros.

Passe municipal e terá um custo máximo de 30 euros.

Passe intermunicipal/inter-regional terá um custo máximo de 40 euros.

O Passe 4_18 mantém o desconto atualmente em vigor sobre o preço da assinatura normal do “Passe CIM Tâmega e Sousa”.

O Passe sub23 mantém o desconto atualmente em vigor sobre o preço da assinatura normal do “Passe CIM Tâmega e Sousa”.

O “Passe CIM Tâmega e Sousa” vai manter os descontos atualmente em vigor para os Passes 4_18 e sub 23. Ou seja, os estudantes do ensino não superior beneficiários da Ação Social Escolar e os estudantes do ensino superior beneficiários da Ação Social no Ensino Superior continuam a usufruir de um desconto de 60% sobre o preço da assinatura normal do “Passe CIM Tâmega e Sousa”, enquanto os restantes estudantes continuam a usufruir de um desconto de 25% sobre o preço da assinatura normal do “Passe CIM Tâmega e Sousa”.

O “Passe CIM Tâmega e Sousa” poderá ser renovado mensalmente nos locais habituais.

O “Passe CIM Tâmega e Sousa” vai poder ser utilizado em todas as empresas de serviço público de transporte regular de passageiros que operam na Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, nomeadamente Albano Esteves Martins, Auto Viação Feirense, Auto-Viação Landim, Auto-Viação Pacense, Caima Transportes, ETG – Empresa de Transportes Gondomarense, Rodonorte, Transdev Douro, Transdev Interior, Transdev Norte e Valpi Bus.

Neste momento, ainda não será possível utilizar o “Passe CIM Tâmega e Sousa” no serviço de transporte ferroviário pesado de passageiros (CP – Comboios de Portugal) e no serviço expresso. Oportunamente serão divulgadas mais informações.

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA