Penafiel acolheu I Jornadas de Ortopedia do CHTS

Penafiel acolheu I Jornadas de Ortopedia do CHTS

Segundo organização, as doenças que afetam o sistema musculoesquelético são responsáveis por uma elevada procura de cuidados de saúde, tanto a nível hospitalar, como nos centros de saúde.

132
0
COMPARTILHE
Fotografia: Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

O Museu Municipal de Penafiel acolheu as I Jornadas Multidisciplinares de Ortopedia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) para a Medicina Geral e Familiar, uma organização conjunta do CHTS e das Unidades de Saúde dos ACES Tâmega I, II e III

O evento reuniu profissionais das áreas da Ortopedia, Fisiatria, Anestesiologia, Radiologia e Medicina Geral e Familiar e teve como objetivo melhorar a articulação entre serviços, no sentido de otimizar os cuidados de saúde prestados à população.

Citado em comunicado, Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração, destacou, na sessão de abertura,  a relevância destas iniciativas que envolvem hospital e ACES e o papel importante que desempenham na melhoria dos cuidados de saúde.

Fotografia: Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

As doenças que afetam o sistema musculoesquelético são responsáveis por uma elevada procura de cuidados de saúde, tanto a nível hospitalar, como nos centros de saúde.

Tiago Costa, médico Interno de Formação Específica do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do CHTS e um dos elementos da comissão organizadora, salientou a importância da comunicação entre os profissionais de saúde de diferentes áreas no acompanhamento destes doentes, “revendo todo o percurso do doente, desde a primeira abordagem nos centros de saúde, passando pela referenciação hospitalar, até à alta clínica”.

O programa contou com vários oradores que abordam diferentes patologias da área de ortopedia com particular atenção à questão da referenciação, com a respetiva discussão de casos clínicos.

As “Generalidades de Patologia Ortopédica nos Cuidados de Saúde Primários”, a “Patologia da Coluna Vertebral”, a “Patologia do Ombro”, assim como a “Patologia do Cotovelo”, foram temas que estiveram em destaque nestas jornadas.

As I Jornadas de Ortopedia do CHTS integraram, também, um workshop em Ortopedia Infantil.

Em debate estiveram, ainda, a “Patologia da Bacia e Anca”, a “Patologia do Joelho”, e a “Patologia do Tornozelo e Pé”.

.

 

 

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA