O presidente da Câmara de Lousada defendeu, em Lousada, à margem da apresentação do processo de gestão da paisagem protegida do Sousa Superior, que os agregados familiares vão ver as suas poupanças aumentar com a entrada em vigor do Plano da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (Part).
“A CIM do Tâmega e Sousa vai beneficiar deste programa que vai ter reflexos muito significativos nos orçamentos familiares, sobretudo, para quem é utilizador dos transportes públicos. As pessoas que trabalham no Porto vão ter reduções na ordem dos 50% ou mais”, disse, salientando que a entrada em vigor do programa vai implicar um esforço do Estado e dos municípios que vão ter de alocar recursos para o efeito.
“É uma medida justa e de valorização para descarbonizar os transportes públicos e do ponto de vista ambiental mais do que necessária. É uma boa notícia para a região”, expressou.
Refira-se que o Primeiro-Ministro, António Costa, participou, recentemente, em Baião, na cerimónia de apresentação do Plano de Redução Tarifária da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), num evento que contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, o Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, o Secretário de Estado das Infraestruturas, bem como os autarcas dos 11 municípios que compõem a CIM do Tâmega e Sousa.
O Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) da CIM do Tâmega e Sousa tem como metas reduzir as tarifas nos transportes públicos coletivos e potencia a oferta dos serviços de transportes.
Com a entrada em vigor do PART, a CIM do Tâmega e Sousa vai disponibilizar aos utentes dos transportes coletivos o “Passe CIM do Tâmega e Sousa”, assim como a criação de um título de 10 bilhetes pré-comprados com uma redução tarifária de 50%.
Nos passes urbanos, o custo máximo será de 20 euros, os passes municipais custarão 30 euros e nos passes Intermunicipais/Inter-regionais esse custo situa-se nos 40 euros.
O PART da CIM do Tâmega e Sousa prevê um aumento da oferta de serviços de transporte público, através do projeto-piloto “Rede Tâmega e Sousa – PART”, que vai permitir uma otimização da rede de transportes públicos rodoviários entre as sedes dos municípios e o Hospital Padre Américo, em Penafiel, e interligação com a rede de transportes coletivos ferroviários.