O Presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, foi eleito presidente da mesa da Comissão Política Distrital do PS Porto.
Segundo a página do Facebook da Federação Distrital do PS Porto, o atual presidente da Câmara Municipal de Lousada e membro da Comissão Nacional do PS, irá substituir o autarca de Santo Tirso, Joaquim Couto, que apresentou a demissão na sequência do processo “Teia”.
O autarca lousadense será coadjuvado por Olívia Carvalho e Ângela Miranda como vogais.
A proposta, apresentada pelo presidente da distrital, Manuel Pizarro recolheu 63 votos a favor e duas abstenções (voto em urna).
Em comunicado que se encontra postado na página da estrutura distrital do PS Porto, a Federação Socialista refere que “O PS/Porto tem acompanhado com natural preocupação o desenvolvimento do processo em que o autarca demissionário de Santo Tirso é acusado, considerando positiva a decisão tomada pelo próprio de renunciar à presidência da Câmara e aos cargos partidários que exerce. Essa decisão contribui, no entender da Distrital do PS/Porto, para a criação de um clima de confiança que deve presidir à relação entre os cidadãos e as instituições públicas e políticas”.
“A Federação Distrital do PS/Porto reafirma o seu compromisso com o Estado de direito e com a total independência das autoridades judiciárias, realçando, neste contexto, o seu comprometimento com os princípios da separação de poderes e da presunção de inocência que se aplicam a todos os cidadãos de forma cabal, considerando ainda que o combate à corrupção e a transparência e rigor na utilização dos recursos públicos deve constituir uma prioridade nacional”, lê-se, ainda, na mesma página.