Reivindicações da CIM do Tâmega e Sousa reconhecidas pela Assembleia da República

Reivindicações da CIM do Tâmega e Sousa reconhecidas pela Assembleia da República

Linha Ferroviária do Sousa e a construção do IC35 são duas das prioridades para a região

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Na sequência da audição pública das entidades intermunicipais sobre o Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030), que decorreu na Assembleia da República no passado mês de abril, e que contou com a intervenção do Primeiro-Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, a Assembleia da República recomendou ao Governo que tivesse em consideração as propostas que constam do relatório do Grupo de Trabalho – Programa Nacional de Investimentos 2030 aquando da análise dos investimentos estratégicos que o País deverá lançar para o período 2021-2030. Esta recomendação consta da Resolução da Assembleia da República n.º 154/2019.

Entre as prioridades reivindicadas pela CIM do Tâmega e Sousa e incluídas no relatório deste Grupo de Trabalho estão a nova Linha Ferroviária do Sousa (que ligaria Felgueiras-Paços de Ferreira-Lousada-Paredes-Valongo) e a reabilitação da Linha Ferroviária do Tâmega (Livração (Marco de Canaveses – Amarante), ambas também identificadas no PNI 2030, no Programa de Eletrificação e Reforço da Rede Ferroviária Nacional, a ligação rodoviária entre Baião e a Ponte da Ermida (Resende), a reabilitação da EN320 entre o Marco de Canaveses e Cinfães, a ligação rodoviária entre Castelo de Paiva e Vila Nova de Gaia (A32) e a dinamização e modernização da Autoestrada Fluvial do Douro, igualmente prevista no PNI 2030, nos projetos para o subsetor marítimo-portuário.

A estas prioridades juntam-se outras já inscritas no PNI 2030 para o Tâmega e Sousa nos subsetores da rodovia e da ferrovia, nomeadamente a construção do IC35 – Penafiel/Entre-os-Rios, integrado no Programa de Construção de Missing Links, a ligação do Parque Empresarial de Celorico de Basto à A7, inserida no Programa de Valorização das Áreas Empresariais (PVAE) – Fase II, e a eletrificação da Linha do Douro (Marco de Canaveses – Régua), do Programa de Eletrificação e Reforço da Rede Ferroviária Nacional.

O eixo da mobilidade sustentável e transportes públicos do PNI 2030 inclui a promoção da mobilidade elétrica, contribuindo para a descarbonização da sociedade, e de soluções inovadoras e inteligentes de mobilidade urbana, nomeadamente através da construção de interfaces rodoviárias.

Na área da energia foram contempladas as questões ligadas à eficiência energética e ao reforço da produção, através da aposta em energias de fontes renováveis, enquanto na do ambiente foram consideradas prioridades o ciclo urbano da água, a gestão de recursos hídricos e a gestão de resíduos, com um programa de promoção da eficiência da utilização de recursos na transição para a economia circular.

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