Ténis de alto nível no mês outubro em Lousada

Ténis de alto nível no mês outubro em Lousada

Duas provas femininas do World Tennis Tour e o mais importante torneio internacional júnior realizado em Portugal farão de Lousada a capital portuguesa de ténis

498
0
COMPARTILHE

Foram apresentadas, no passado sábado, as três provas profissionais internacionais de ténis que durante o mês de outubro e início de novembro vão ter lugar no Complexo de Ténis de Lousada. São esperadas centenas de tenistas dos quatro cantos do mundo, que prometem fazer as delícias de todos os amantes desta modalidade na região.


Na cerimónia de apresentação estiveram o presidente do município lousadense, Pedro Machado, o vereador do desporto,António Augusto Silva, o diretor das provas, Rui Silva, o presidente da Associação de Ténis do Porto, António Paes de Faria, e a selecionadora nacional de ténis, Ângela Cardoso.
A ação começa já esta quinta-feira, dia 6, com a mais importante prova internacional do escalão júnior a ter lugar em solo nacional. Na primeira edição da Lousada Junior Cup, que termina no dia 13, estão já garantidos os melhores jogadores e jogadoras sub-18. O destaque no quadro feminino vai para a vimaranense Matilde Jorge (n.º 1 e campeã nacional sub-16 e sub-18, além de vice-campeã nacional absoluta aos 16 anos), que terá a companhia de, pelo menos, mais quatro lusas no quadro principal. A principal favorita à vitória é a italiana Eleanora Alvisi, que está no top 100 mundial (83.ª).
Na ala masculina do torneio, o mais cotado dos nove tenistas lusos com presença garantida é o lisboeta Pedro Araújo. A competição será, com certeza, muito equilibrada, já que sete dos atletas presentes estão dentro do top 300 mundial de juniores.

30 mil dólares em prémios

A festa do ténis juvenil dará depois lugar a duas provas do circuito feminino internacional de ténis, o ITF World Tennis Tour, que distribuirão um total de 30 mil dólares em prémios monetários. O Lousada Indoor Open (LIO) I arranca a 21 de outubro e termina a 27, seguindo-se o LIO II, de 28 de outubro a 3 de novembro.
Recorde-se que, na primeira edição destes eventos, em 2018, tivemos uma portuguesa como campeã em ambos: Francisca Jorge, de Guimarães, que há duas semanas se sagrou campeã nacional absoluta pelo terceiro ano consecutivo e ocupa a posição n.º 541 do ranking WTA. Este ano, espera-se novamente a participação das melhores tenistas nacionais e de grandes valores do ténis internacional.


Na apresentação de mais um mês dedicado ao ténis de alto nível em terras lousadenses, os intervenientes ressalvaram o elevado interesse de todos em fomentar a prática da modalidade na região, realçando, ainda, as ótimas condições e a aptidão de Lousada para acolher eventos de ténis desta magnitude.

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA