Visita guiada ao “Purgatório e Redenção”

Visita guiada ao “Purgatório e Redenção”

276
0
COMPARTILHE

Realizou-se no domingo, dia 25, uma visita guiada ao “Purgatório e Redenção”, com passagem por diversos locais do concelho, promovida pela Câmara Municipal de Lousada.

Num itinerário que se estabeleceu em âmbito de visita guiada, tendo em conta a localização de retábulos das almas do Purgatório, nomeadamente a igreja de São Miguel de Silvares, igreja de Santa Maria de Sousela, igreja de São Tiago de Lustosa, procurou-se explorar a génese do culto, o seu desenvolvimento ao longo dos séculos, bem como a sua representação iconográfica e iconológica.

A visita proporcionou ainda a contextualização histórica de cada monumento, incidindo maior atenção sobre o conceito de padroado. Ao longo da visita, que decorreu durante a manhã, foram evidenciados alguns pontos mais sensíveis no que toca à problemática da proteção patrimonial, bem como medidas de conservação e de restauro do património integrado, em que os participantes tiveram a possibilidade de visualizar materiais profissionais de intervenção.

O Gabinete de Património e Arqueologia da autarquia contou com a colaboração da Dalmática-Conservação e Restauro, nomeadamente da conservadora Sofia Lobo, na dinamização da visita guiada., bem como dos párocos das freguesias envolvidas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA