O Município de Lousada ocupa o 11º lugar no ranking do Índice...

O Município de Lousada ocupa o 11º lugar no ranking do Índice de Transparência Municipal

COMPARTILHE

O Município de Lousada ocupa o 11º lugar no ranking do Índice de Transparência Municipal (ITM) da Transparência e Integridade, Associação Cívica. O índice apresentado, na última quarta-feira, mostra que o nosso município continua a ser um dos mais transparentes municípios Portugueses.

Os indicadores sobre transparência na contratação pública continuam a ser aqueles sobre os quais as autarquias disponibilizam menos informação nos web sites municipais, no entanto, Lousada conseguiu o valor máximo de 100 pontos neste indicador do IMT.

Em 2016, segundo o Índice de Transparência Municipal (ITM) da Transparência e Integridade, Associação Cívica, a média dos 308 municípios do país ficou-se pelos 30,9, representando, contudo, uma melhoria face aos valores registados em 2015 (22,9).
Lousada atingiu nota máximo também em outros indicadores do ITM, como na transparência da disponibilização nos seus sites de informação sobre as Taxas e Regulamentos e económico-financeira. Este último indicador é, segundo o estudo, aquele em que as câmaras mais disponibilizam informação online, apresentando uma pontuação média de 84,6.

O pior indicador de Lousada diz respeito à relação com a sociedade, com pontuação de 50 pontos.

O Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, refere que “a posição do Município de Lousada no Índice de Transparência Municipal é algo que nos agrada bastante, mas não nos surpreende dada a postura que sempre tivemos e os princípios que regem o nosso trabalho”.

Pedro Machado salienta ainda: “Desde sempre temos mantido o foco numa gestão pública transparente, onde todos os munícipes conseguem facilmente obter as informações que pretendem e este índice elaborado pela TIAC (Transparência e Integridade – Associação Cívica) apenas vem confirmar algo que é nosso propósito – Uma gestão autárquica transparente”.

O Índice de Transparência Municipal (ITM), pelo quarto ano consecutivo, mede o grau de transparência dos municípios portugueses através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município é uma das sete dimensões seguindo-se os Planos e Relatórios; os Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; a Relação com a Sociedade; a contratação pública; a transparência Económico-Financeira e por último a Transparência na área do Urbanismo.

Por Telma Moreira

indice graficos