Hospital dos Pequeninos com médicos, crianças e bonecos

Hospital dos Pequeninos com médicos, crianças e bonecos

282
0
COMPARTILHE

Os Senhores Doutores passaram por Lousada na sexta-feira para consultarem os bonecos, acompanhados pelos pais. Ou seja, os alunos do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), através dos membros do Curso de Medicina e o Hospital de Santo António, estiveram em Lousada para promover a iniciativa Hospital dos Pequeninos, em que os mais pequenos tiveram a oportunidade de levar um boneco e serem os pais durante umas horas.

Hospital dos Pequeninos3

O Espaço AJE recebeu na sexta-feira, cerca de 150 crianças que frequentam jardins de infância do concelho.

Para o Vereador da Educação, Dr. António Augusto Silva, “esta é uma das iniciativas mais gratificantes que a autarquia promove para este público. Com esta ação pretendemos contribuir para a educação para a saúde de uma forma precoce e desmistificar a “bata branca”. É muito interessante observar a atenção e cuidado com que estes «pais» trazem os seus filhos ao «médico», ou seja, as crianças trazem os seus bonecos. Esta é uma atividade que, certamente vai ficar na memória dos mais pequenos”.

A iniciativa é realizada pelo terceiro ano, numa parceria do Município de Lousada com a Associação de Estudantes ICBAS.

Os mais pequenos começam por definir quais os sintomas que o seu boneco apresenta. Já na Sala de Espera os médicos chamam o doente e o acompanhante e começa todo o processo de consulta, exames de diagnóstico e tratamentos.

Hospital dos Pequeninos2

Foram convidados os Agrupamentos de Escolas públicos e os Estabelecimentos de Ensino Particular para que as crianças com cinco anos tivessem a oportunidade de participar.

O Hospital dos Pequeninos é uma iniciativa inspirada no projeto Teddy Bear Hospital concretizado pela International Federation of Medical Students Association e pela European Medical Students Association.

Mais de 400 rastreios à população no sábado e domingo

No sábado e no domingo, dias 11 e 12, os mesmos alunos do ICBAS que estiveram no Hospital dos Pequeninos estiveram a realizar rastreios junto ao Edifício dos Paços do Concelho onde vão ser realizados rastreios à população, nomeadamente aos residentes na habitação social, utentes dos movimentos seniores.

Rastreios1

De acordo com a Vereadora da Ação social, Dra. Cristina Moreira, “esta colaboração permite uma experiência aos jovens profissionais e também o acesso gratuito à saúde no âmbito da prevenção, pois foram muitas as pessoas que aderiram a esta iniciativa”.

Durante os dois dias passaram pelo local cerca de 400 pessoas que tiveram a oportunidade de fazer a medição da glicose, pesagem, medição da tensão arterial e ainda ouvir alguns conselhos médicos.

Município de Lousada

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA